Thursday, January 31, 2013

Resenha "As vantages de ser invisível"



Criei o blog com intuito de participar do Desafio Literário 2013 e também realizar postagens de contos e estórias próprias :D.

Começarei resenhando esse livro, As vantagens de ser invisível já que o mesmo traduz bem minha adoslecência.


Informações retiradas do site Submarino.com.br

"Livro de estreia do roteirista norte-americano Stephen Chbosky, As Vantagens de ser Invisível sai no Brasil pela coleção Batendo de Frente da Rocco Jovens Leitores, cuja proposta é pôr o jovem em confronto com realidades cáusticas. Não poderia ser diferente. Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
 Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo."

O livro é de temática adolescente para adolescentes mas confesso que me surpreendeu.
Confesso que se não fosse pelo filme, não me interessaria muito em ler o livro, pela capa e pelas informações contidas nos sites que vendem o mesmo e mesmo na sinopse que contém no livro.
O livro, escrito em forma de diário-cartas endereçadas a um amigo que não sabemos quem, conta a história de Charlie logo após a morte de seu melhor amigo e a passagem de uma fase depressiva.
Apesar de Charlie aparecer constantemente como um "perdedor" e esquisitão no livro, na visão do âmbito escolar, para aqueles que estão dentro da mente do Charlie, pelos seus diários, podemos ver o quanto de perspectiva ele tem das pessoas, as tiradas inteligentes, a curisiodade psicológica e mental que ele tem com os demais.
O Charlie é um personagem único e é muito legal acompanhar o desenvolvimento dele pelo livro. Os amigos Sam e Patrick tem tiradas próprias e são um importante ponto de partida pro desenvolvimento social e a "ascenção" do Charlie perante os colegas de escola.
A trilha sonora do livro também é de respeito e traduz bem os momentos que o Charlie está passando. Recomendo dar uma pausa na leitura e ouvir a música citada, dá outra perspectiva pra leitura!
Escrever qualquer coisa a mais seria dar spoiler e não pretendo isso. Em um geral, mesmo sendo um livro para jovens acho indispensável a leitura de "As vantagens de ser invisível" nem que seja pra se sentir um pouco infinito.


No comments:

Post a Comment