Monday, March 25, 2013

Resenha HQ V de Vingança

Retirada do Google Images



A série foi criada originalmente em 1983, porém só foi publicada em 1988 pela Vertigo (um selo da DC Comics). Escrita por Allan Moore e desenhada - em sua maioria - por David Lloyd. No Brasil tivemos ela publicada em 1989, depois novamente em 2006 e agora no ano de 2012 foi relançada.
A história se passa em um Reino Unido distópico de 1997 onde um governo totalitário e muito parecido com o regime fascista tem o poder e controla a população após uma guerra que quase asolou o Reino Unido.


Eu confesso que havia lido pouco da HQ antes de ver o filme. Para quem acha o filme ótimo eu diria que a HQ é fantástica!
Codinome "V" ou apenas "V" é um anarquista que se veste com uma máscara de Guy Fawkes, peruca e roupa toda preta. Tem boas habilidades de luta e conhecimento de armaria e química além de grande conhecmento das figuras políticas e seus envolvimentos mútuos. Ele conhece Evey e a "salva", além de torná-la sua aprendiz.

Retirada do Google Images
V é um personagem difícil no começo, ainda mais se formos analisar a história da perspectiva da Evey, que nasceu sem cultura alguma por conta do regime político. Cheio de idéias, ideais e pensamentos meticulosamente cauculados, ele sabe exatamente o que dizer e como dizer para criar o impacto perfeito na história. Achei incrível o modo como vamos desenvolvendo nosso conhecimento sobre o V ao passar da história e o quanto isso pesa na Evey e como isso a faz libertar-se de dogmas e tentar ela mesma ser um pouco anarquista, também. A história de V é triste e mesmo ele é um personagem triste. Apesar dos dialógos serem um pouco complicados e que a junção de todos elementos da história aconteça a leitura é muito boa, é rápida, com frases impactantes e carismáticas. Acabei me juntando ao ideal do V desde um pouco depois do começo e de sua idéia de liberdade e de governo. O traço é bem típico de HQ da década de 1981~1989, bem como os elementos de cores, mas eu prefiro esse tipo de diagramação e formatação do desenho do que os atuais. Dei uma folheada na versão americana e pelo que vi não se perde muita coisa de uma versão para a outra, apesar do papel utilizado na versão americana ser um pouco superior.
O valor médio da HQ é R$23,90 e pode ser encontrada em livrarias ou mesmo on-line.



Retirada do Google Images



Escrita: 8/10
Capa: 8/10
História: 8/10
Personagens: 9/10
Ilustração: (em caso de HQ's): 8/10
Nota final: 8,2 (ótimo)


No comments:

Post a Comment