Monday, March 25, 2013

Sobre ponto de vista e preconceitos.

Retirada do "weheartit"

Ponto de vista é algo único, mas não tão único assim. Digo, podemos muito bem ser influenciados por tudo a nossa volta para criar nosso ponto de vista e isso vem desde crianças até a idade adulta e vamos mudando ele sempre (alguns nunca o mudam). A questão é que isso do ponto de vista molda muitas coisas que nem fazemos idéias e eu diria que ponto de vista não é uma opinião, como muitos acreditam, até porque não é.
Ele apenas é a forma como cada um, individualmente, vê as situações, as pessoas, as ações. É uma perspectiva da forma como as coisas são a partir do que se é conhecido, do que se é vivido, presenciado e sentido. O grande problema é: há infuência até no que se é vivido, presenciado, sentido. É raro tomarmos decisões sozinhos, ainda mais quando novos. O quanto um comercial, ou mesmo, uma novela pode influenciar uma criança? Isso depende. A questão é que influencia: pro bem e pro mal. E influencia no ponto de vista.
E para mim o ponto de vista está muito relacionado com preconceito.
Tirando do nosso amigo dicionário:
 Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".
O ponto de vista pode ser considerado um juízo. Claro que, as pessoas dizem que preconceito apenas é e é passível de opinião própria sobre ser ou não, e o ponto de vista cada um tem o seu e simplismente é.
E como um se liga no outro?
Eu, por exemplo, sou extremamente preconceituosa. Juro. Tenho um enorme preconceito por gente que odeia animais. É difícil eu simpatizar e já acho que sempre é alguém ruim, embora eu respeite essa pessoa, apenas não faço amizade, não quero saber, não faz diferença na minha vida, apenas não consigo firmar um laço com alguém assim mas nunca ofendi alguém por conta disso. E qual meu ponto de vista sobre animais?
Eu amo eles. De coração. Todos eles. "Até tubarão?" Sim! "Até mosquito?" Embora eu seja alérgica, sim! Fui criada sempre com animais na volta, com pessoas que gostam de animais e sempre aprendendo a respeitá-los. Isso teria algo relacionado com o meu preconceito? Eu acredito, fortemente, que sim. Não é diretamente relacionado mas tem forte incidência sobre esse meu preconceito. E não pensem "não sou preconceituoso". Todos somos, com alguma coisa, por mais idiota que seja e nossos ponto de vista divergem-se, mesmo em pessoas criadas de formas iguais, irmãs, mesmas condições. Cada influência externa atinge com uma força diferente em cada pessoa. A diferença está em como lidamos com diferentes ponto de vista. Não vou morrer por existir pessoas que não gostem de animais, por exemplo. Isso é normal. Anormal é essa mesma pessoa me julgar por eu gostar e ajudá-los, ou então maltratá-los por não gostar deles. O mesmo vale para homofóbicos, não vou morrer, mas a partir do momento que isso - ou qualquer preconceito- vira violência, falta de respeito alheio, aí sim, eu me dou o direito de sentir o que quiser sobre aquele indivíduo e batalhar contra isso. E é isso que falta a maior parte das pessoas preconceituosas entenderem, ou seja, grande parte da população, já que todos temos preconceitos.



No comments:

Post a Comment