Wednesday, May 29, 2013

Resenha: O apanhador no campo de centeio



Sinopse (retirada do site da Livraria Cultura)
"Um garoto americano de 16 anos relata com suas próprias palavras as experiências que ele atravessa durante os tempos de escola e depois. Revela o que se passa em sua cabeça. O que será que um adolescente pensa sobre seus pais, professores e amigos?"

Li apenas a versão em português e eu já havia sido avisada que a tradução está relativamente "porca", "no duro". Vou ler em breve em inglês para fazer uma comparação.
Resolvi ler esse clássico, porque, bem, é um clássico, eu nunca tinha lido e o tema desse mês do desafio literário era "livros citados em filmes" e esse livro é citado no filme "As vantagens de ser invisível", o Charlie o lê como trabalho extra e adora.

Bem, eu esperava muito desse livro, já chegou a ser um dos livros mais lidos nos EUA, e confesso que tive uma leve decepção.
O livro é fininho, mas a linguagem dele é complicada, "no duro". Embora seja um livro YA(jovem adulto), não é o tipo de linguagem que eu goste de ler, embora mostre bastante sobre a história e o personagem principal: Holden Caulfield.
A hstória nada mais é que o Holden tentando entender a vida, a adolescência, porque as coisas acontecem desse jeito, tenta definir um rumo para a vida dele.
Acho que foi um "As vantagens de ser invisível" dessa época, mas a mim, particularmente, não atraiu muito, "no duro".
O Holden é bem confuso, oras apresentando rebeldia, oras apresentando doçura pelos seus pensamentos, não atitudes. Apesar de tudo achei a leitura do livro boa, é leve apesar das várias gírias e da linguagem do Holden que para mim foram forçadas demais porém acredito serem propositais pelo comportamento e personalidade dele. O livro que foi citado no filme "As vantagens de ser invisível" é também comparado com o livro que dá título ao filme, como um semelhante daquela época. Não achei bem assim porque achei muitas diferenças básicas de caráter entre o Holden e o Charlie. Acho que eu não estava na "vibe" do livro, "no duro", e que o livro é mais um daqueles livros que todo mundo coloca em um pedestal - e o livro nem vale tanto assim.

Escrita: 7/10
Capa: 3/10
História: 7,5/10
Personagens: 6/10
Nota final: 5,75 (bom)


Ps: quis dar uma de irônica colocando os "no duro". Quem leu ou ler vai entender o motivo :)


No comments:

Post a Comment