Wednesday, May 1, 2013

[RESENHA] Primavera num espelho partido

Sinopse "A história central de 'Primavera num espelho partido', do uruguaio Mario Benedetti gira em torno de Santiago, personagem condenado ao exílio interior numa prisão de seu próprio país, por ter participado da guerrilha urbana durante o período da ditadura militar no Uruguai, imposta de 1973 a 1985. Já sua mulher Graciela é obrigada a se mudar para a Argentina com Beatriz, sua filha pequena, e dom Rafael, seu sogro, para reconstruir a vida. Para o marido, detido em sua cela, é como se o tempo tivesse parado"


Outro livro que li um pouco sem vontade, não sei, estava meio sem "tesão" de ler o livro apenas pela sinopse.

Confesso que me surpreendi. O livro é sobre amores, perdas, uma história de amor que não é aquele conto de fadas. É em primeira pessoa, o que para alguns, pode se uma dificuldade. Eu gostei porque me aproximou mais das personagens. Amei os capítulos da Beatriz, foram os melhores. A vida das pessoas próximas do Santiago mudam muito enquanto a de Santiago permanece quase a mesma (embora ele passe a se conhecer mais e a compreender fatos de seu passado e de pessoas amadas com mais clareza).

O livro trata de perdas, de lealdade, de ditadura...não é leve mas também não é pesado. Recomendo para quem quer ler algo diferente.

Escrita: 8/10
Capa: 5/10
História: 7,5/10
Personagens: 7,5/10
Nota final: 7 (ótimo)

No comments:

Post a Comment