Friday, April 12, 2013

[RESENHA] Livro: Uma noite e Seis Semanas

Atenção: O enredo possui trechos com sexo e violência, não sendo recomendado para menores de 16 anos]SINOPSE: "Leila conheceu Mariane na adolescência numa época difícil, em que a mãe, Clarice, lutava contra a leucemia. Logo se tornaram amigas e, com o convívio, descobriram-se apaixonadas. Enfrentaram e superaram todos os preconceitos para ficarem juntas, mas ainda que o amor fosse reciprocamente verdadeiro e forte, uma notícia inesperada desarranjou suas vidas, separando-as. De um lado, Leila busca uma explicação crível para um problema inexplicável. Do outro, Mariane, cética quanto à inocência de sua parceira, busca refúgio em um amigo de infância. Entre elas, acontecimentos paralelos se desenrolam em obstáculos que, no fim, convergem em um ponto comum. Embora as protagonistas sejam lésbicas, a trama não é sobre sexualidade ou preconceito. Elas apenas são lésbicas como uma é morena e outra é ruiva."


O autor desse livro é o Tiago Morini, ele é dono da página Um Livro Qualquer e do blog que leva o mesmo nome. Conheci o trabalho dela pela campanha "Meu sangue por um livro" e li quase todos textos do blog, até que ele resolveu lançar o livro sem editora, atitude admirável.
Pois bem, válido lembrar, de novo, que o livro contém trechos com sexo e violência, ou seja, menores de 16 anos ou pessoas que não gostem ou não se sentem preparadas para ler um livro que tenha isso, não leiam.
Eu achei a trama do livro muito peculiar, as duas personagens se completam de uma forma única e bonita. Como o próprio autor coloca, embora as protagonistas sejam lésbicas, o foco principal do livro não é esse - mas no mesmo há, sim, atos de preconceito contra o relacionamento das duas. Outro ponto importante é que há um levantamento sobre questões sociais, como violência, manipulação e o preconceito já citado.
O amigo de infãncia de Mariane lembra muito o autor - pelo que a gente conhece dele lendo seus textos - e eu achei muito legal isso, me senti mais próxima da leitura e daquela realidade.
Escrever qualquer coisa a mais seria spoiler. Eu só vi um porém: depois que acontece o clímax, o livro começa a ter um ritmo muito acelerado e aí terminou muito rápido. Por mim, poderia ter mais umas 50 páginas de situações cotidianas no começo e logo após o clímax ser atingido. Um ótimo livro de um autor com bastante potencial, acho que o mercado editorial perdeu a não publicar o livro dele. Raros os livros que eu leio em um dia.

Escrita: 8/10
Capa: 7/10
História: 7,5/10
Personagens: 7,5/10
Nota final: 7,5 (ótimo)

Você pode encontrar o primeiro capítulo do livro aqui
E para quem tiver interesse em comprar por R$3,99 a vesão e-book, basta clicar aqui (os primeiros 200 compradores irão concorrer a um Kobo Mini!)





2 comments:

  1. Eu li e, sinceramente não gostei, não por preconceito da minha parte, mas pelo estilo do autor mesmo, em muitas partes ele não é muito claro deixando fatos subentendidos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi anônimo :)

      Então, quais trechos achaste que faltou clareza?
      Eu achei o epílogo confuso mas ele faz sentido no fim do livro, assim como alguns outros trechos. Enfim, nem todos livros agradam a todos e tua crítica foi construtiva :D caso não tenha dado tua opinião ao autor, acho que seria interessante dá-la já que tu pareces ser alguém que respeita e sabe explicar o porque não gostou de algo.

      Abraço.

      Delete