Monday, April 29, 2013

[ESPECIAL] John Green


Retirada do Google Images

Depois de sumir por conta das provas volto já com post hoje e outro que estou preparando para amanhã :)

John Green sofreu um "boom" com o lançamento do livro "A culpa é das estrelas" porém já havia lançado ótimas obras antes desse - e eu nem considero seu melhor livro. Possui 6 obras publicadas, sendo 4 solo e 2 em conjunto com outros autores e o gênero de seus livros é jovem adulto.
Embora os livros sejam YA, eles têm sempre uma semelhança: as personagens são relativamente "nerds" ou um pouco mais inteligente que a maioria. Só isso já me faz gostar mais dos livros, visto que livros com esse tipo de personagem peculiar são raros, geralmente, essa personagem é a chata e zoada da história, não o protagonista.


Ele possui um canal no youtube onde primeiro comunicava-se com seu irmão, Hank, agora tem um grande público que eles chamam de "nerdfighters". O canal vale muito a pena porque há postagens dos dois irmãos falando sobre diferentes assuntos, inclusive livros e Harry Potter.

Os livros que eu já li foram: "A culpa é das estrelas", "Quem é você, Alasca? (Looking for Alaska)" e "O Teorema Katherine". Felizmente li o "Quem é você, Alasca" em inglês, visto que muitos não estão gostando do livro e julgo que boa parte disso foi a tradução mais ou menos que os livros dele receberam, mas, esse é meu livro preferido dele, achei o mais "maduro" em relação as personagens e o meu está todo marcado. "O Teorema Katherine" foi bem traduzido apesar de ter vários anagramas conseguiram dar uma ótima tradução e achei a personagem principal parecida com o irmão de John, Hank. "A culpa é das estrelas" é um romance não romance, porque não é conto de fadas, é conturbado e fofo ao mesmo tempo. E um livro triste, muito triste.
Há muito contéudo sobre o autor e seus livros na internet, uma busca rápida e dá pra achar várias resenhas dos livros. Eu recomendo altamente a leitura em inglês, se você tem um conhecimento intermediário (nisso, entenda: consegue ler, por exemplo, Harry Potter, sem grandes dificuldades). O sucesso de John Green é justificável e merecido, são livros bons, gostosos de ler, com personagens que cativam e frases marcantes. Vou fazer uma resenha três-em-um dos livros que já li dele e comparar os pontos iguais, ressaltar as diferenças e mostar por quê ler cada um deles. No mais, fico no aguardo de um próximo lançamento dele, e espero conseguir comprar a cópia assinada dessa vez.








No comments:

Post a Comment