Tuesday, May 14, 2013

Eu amo os animais!



Então que essa semana uma notícia chocou o Rio Grande do Sul e o Brasil.
Uma mulher foi filmada torturando e incitando o filho a torturar um cachorrinho da raça poodle. O cachorrinho está bem, já tem outro dono, a mulher irá responder à policia civil e a notícia trouxe muitas pessoas indagando que a mulher era uma covarde, era terrível, que devemos ter amor aos animais.

E eu concordo com isso.
Mas não concordo com uma coisa. Que aliás me incomoda muito.

A mulher agiu de completa má índole, uma pessoa terrivel mesmo e ainda estava ensinando o filho a ser ruim, também.
Só que é fácil apontar o dedo para um ato covarde quando é dos outros, quando é filmado e quando é violento na forma mais simples e pura que nós conhecemos na socidade.

Infelizmente, muitos que se comoveram com a história do poodle também são covardes referentes a muitos animais e situações no dia a dia, sem perceber, claro que não em mesmo grau porém covardes do mesmo jeito.
Você é um covarde quando passa por um animal em situação de risco extremo (seja subdesnutrido, seja com algum ferimento grave) e o deixa ali, da mesma maneira.
Você é um covarde e ainda tortura seu animal quando não castra o mesmo, quando "obriga" o mesmo a ter filhotes, cria após cria, doando os filhotes para qualquer pessoa.
Você tortura seu animal quando não fornece todo auxílio necessário ao animal, como banhos, alimento, água, local para se movimentar, brincadeiras, consulta veterinária, vacinas, castração.
Ter um animal de estimação é muita responsabilidade. Eles sentem fome, frio, precisam de carinho, de cuidados. São um ser vivo como qualquer outro, inclusive como filhos, ou seja, devem ser tratados ao menos com o mínimo necessário para a sobrevivência do mesmo e com respeito. Se não tem condições financeiras de prover o básico, faça um favor a você e aos animais e não tenha. E não venham me dizer que vacina, anti-pulgas e castração são "luxos" ou "muito caros". Há diversas campanhas para comunidades e pessoas carentes, bem como ONGs e profissionais veterinários que cobram um serviço mais acessível e de igual qualidade para os que não tem tanta condição assim. A questão é até onde você se sente responsável por seu bichinho para deixar de comprar a tua comida favorita, um batom, economizar para levar o mesmo ao veterinário.

Eu acho muito legal mesmo que mais pessoas estão aderindo a causa animal. Vamos aderir sim, mas com consciência e responsabilidade, sem hipocrisia. Primeiro olhe pra você, promova a mudança que você quer no mundo em você para depois aplicá-la ao mundo do contrário não irá funcionar. É fácil ser uma "boa pessoa", é fácil "amar os animais" via internet, na frente de amigos, ser o maior fã dos animais mas negar auxilio ao seu próprio ou ao menos um pote de água a um animal de rua, uma atitude tão simples que muda tanto.

Outro ponto: amor não se compra, companhia fiel também não. Evite a compra de animais, prefira a adoção. Amor não tem credo, cor e nem raça, não é mesmo? Faça a mudança que quer no mundo e comece por você.

2 comments:

  1. Eu gosto de animais mas não paciência pra cuidar deles, entende? Não acho que eu seja capaz de ser responsável mas um bichinho tão dependente :x

    Gislaine Alves || atualizado: Jeito Inédito
    {Se puder seguir meu blog ficarei muito agradecida :D - não achei caixinha de seguir aqui :/}

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Gih! :D Te entendo perfeitamente e tua postura tá mais que correta e é muito digna. Eu resolvi viver na companhia de duas gatas e uma tartaruga e te digo que devemos estar preparados para chegar no trabalho atrasado por conta de um mal estar do bichinho ou mesmo ficar sem comprar coisas para nós para dar para eles. É quase como um filho :)

      Eu não habilitei a caixinha de seguidores aqui já que disponibilizo todos posts via página do facebook, apenas o RSS feed foi habilitado :(

      Estou seguindo seu blog também! =*

      Delete